segunda-feira, 13 de dezembro de 2010

Pratinha !

O pratinha dos amigos, foi o meu Jorjão. Falo meu com propriedade, pois nunca vi ninguém o chamar assim. Tínhamos essa forma de nos cumprimentar muito particular.
Quando eu o chamava de Jorjão, embora mais magro que eu ele sempre foi, mas nunca concordou com isso, e ele me chamava de Rogérinho. Era um sinal que estávamos “de boa”, de bom humor, de bem com a vida. Se eu chegasse: Bom dia Jorjão, e ele: – oi Rogério, já sabia que deixa o véio quieto que hoje não é dia. O contrário tenho certeza que ele sabia também. Quando era: bom dia Prata, a resposta era certa: bom dia Rogério! Pronto. Cada um no seu lado.

Não vou aqui dizer que levávamos altos papos. Falávamos mais no silêncio e na contemplação, que nas palavras. Isso tínhamos muito, mas muito em comum. Adoramos nosso canto, nossas coisas, nosso silêncio. Trocávamos e-mails de fotos, que falam por mil palavras sempre. Ele gostava de me passar fotos que chegavam a ele sobre o mundo e a natureza. E eu fornecia outras tantas…

Discordávamos sempre na política, eu a direta da esquerda e ele a esquerda da direita. Pronto era discussão para várias horas. Mas como conhecíamos muito bem nossos gênios, sempre alguém mudava de assunto, tipo: – nossa, viu como aquela planta cresceu !, e pronto, assunto encerrado…Normalmente eu mudava de assunto, ele era mais teimoso!

Falando em plantas, o butequeiro jornalista Pratinha virou um paisagista de primeira. Nos mais de 6 mil metros de cerrado que ele pegou quando mudou para a Chácara, hoje temos uma linda morada, cheia de verde, cantos e recantos. O que mais impressiona na chácara são os cantos. Como ele conseguiu criar em cada metro quadrado daquele lugar um canto diferente. Esse é o grande barato da chácara.

Tenho uma coisa interessante a contar do Jorjão sobre a chácara e suas plantas. Nós, genros filhas e esposa, não podíamos elogiar muito as coisas não. Explico: quando chegávamos na chácara e tinha alguma planta muito florida, algum canto recém montado muito bonito e nós elogiávamos, passava alguns dias e pronto, estava tudo arrancado e replantado em outro lugar. Até hoje não sabemos o porque. Se foi coincidência, pois ele ia mudar mesmo, ou se por termos notado e elogiado, perdia a graça daquele canto e lá ia ele montar outro. Sei que não foi uma ou duas vezes que aconteceu isso não. Foram várias vezes.

Só sei que quando eu gostava muito de algum lugar, não falava nada. Fingia que nem via. Era a certeza que aquelas flores ficariam mais tempo lá.

Bom é isso… hoje estou com a sensação doida da saudade. Sei que isso mudará para a sensação gostosa da lembrança e das memórias de ter convivido com alguém tão interessante.

Jorjão, monta um jardim novo onde estiver, que quando nos encontrarmos vou elogiar, só para te sacanear e ver você mudar tudo de lugar…ahh para não esquecer. Você é mais magro que eu. O meu chinelo de Juquehy era o novo e você trocou pelo seu velho e vou continuar a perturbar os Uberabenses…beijo no coração !

Abaixo uma foto com seu xodozinho.....

terça-feira, 7 de dezembro de 2010

A cópia sempre é imperfeita…a concorrência então !!!

 

No mundo das empresas, na selva das corporações, normalmente as cópias são imperfeitas e bem piores que a idéia original, explico melhor …Sou empresário a mais de 16 anos no ramo de informática. Sou da época em que não existia ramo de informática. No comércio então tínhamos pouquíssimos exemplos a seguir e poucos também concorrentes. Lembro que nossos concorrentes a época eram Dadus Informática, Pólo Informática e um monte de outras lojas pequeninas. A mais pioneira posso dizer que era a Pólo. Montou loja no Shopping e tinha uma comunicação e um conceito de loja interessante. Não conheço os motivos que o levaram a fechar. Provavelmente gestão e ter encontrado outro ramo onde se dedicou mais que o comércio

Nós na On Line, tentávamos ver o que empresas como a Plug e Use de São Paulo e a Best Buy Americana tinham de diferencial. Tentávamos imaginar o que eles faziam e como faziam. Mas ficava nisso. Ver o que era muito legal e tentar transferir para nossa realidade.

Hoje em Uberlândia e região temos, sem modestia, liderança de mercado, que se expressa em numeros e em reconhecimentos como pesquisas e referências. Agora vou chegar no ponto da imperfeição da cópia. Temos uma empresa em Uberlândia, que não consigo chamar de concorrente que optou nesses ultimos meses a ser a cópia. Tenta de toda forma buscar informações, métodos e jeitos para ser Igual a On Line. Chamou funcionários, gerentes, fez propostas e em uma delas deixou claro que se o funcionário trouxesse todas as informações da On Line pagaria um salário Xxxx.

Meu caro vou dar a resposta para o que procura. Pague seus impostos, para de vender sem nota, de contratar pagando salário por fora. Compre no mercado oficial, de distribuidores e fabricantes nacionais, para de tentar dar jeitinho em tudo para sonegar. Pare de vender porcarias para o consumidor, tipo computador com chip de netbook e por ai vai. Pronto. Em um parágrafo disse tudo que você precisa para crescer. A esqueci de uma coisa. Estamos em 2010, para de instalar software pirata…

Se precisar de mais alguma coisa me contate. Quem sabe combinamos uma consultoria…

 

 

.

segunda-feira, 6 de dezembro de 2010

IPAD

 

Sei que o IPAD é o produto de desejo desse natal, mas sinceramente, para meu estilo de vida ele não serve muito não.

Tenho o IPAD 64Gb, com 3g e Wi Fi, comprado no exterior, há mais de dois meses. Nesses dois meses confesso que mexi muito pouco nele, mas quando mexi foi para navegar na internet ou jogar uns joguinhos que baixamos da App Store.

Ultimamente uso notebook ou telefone para um uso quase estritamente profissional, nesse ponto o IPAD não me serve a nada a não ser para ler e-mails, coisa que faço muito mais vezes no IPHONE.

Não estou dizendo que não é um produto legal, mas se você não é um cara antenado em redes sociais, com twitter, Orkut, Facebook e outros tantos, ele vai te servir mais para ver e-mails e navegar na internet. Este texto até aqui tem 766 caracteres ou toques. Imagina fazer isso no teclado virtual do IPAD.

É legal, mas não substitui o Notebook não, e nem sei se substitui o Netbook. Esse como não tenho não posso falar…