terça-feira, 2 de novembro de 2010

Reclame Aqui e Procons

Hoje, feriadão, estava de curioso navegando no site do Reclame Aqui !, que se intitula o Procon da Internet.
Vendo as muitas mensagens de consumidores, reclamando de produtos e serviços, passei a analisar o conteudo de algumas.
Claro que existem muitas que são fundamentadas, as quais o consumidor está sendo claramente prejudicado e muitas ainda contra empresas que são fraudes e ai não é caso de Procon e sim de Polícia.
Mas vamos ao polêmico: o que o consumidor quer ao comprar um produto de um site X qualquer, desconhecido, por um preço muito, mas muito abaixo da média de mercado ? Quer milagre ? O "consumidor" claramente usou a "lei de Gerson" e segundo a mesma alguém vai levar vantagem, nesse caso não necessáriamente o cliente.
Os sites e as empresas sérias tem sim reclamações, por vezes, várias reclamações. Mas são empresas que quase sempre resolverão o problema de uma forma ou outra.
Agora falando das reclamações contra as empresas sérias, muitas não deveriam nem ser abertas, pois claramente estão erradas, estão contra as normas do Código de Defesa do Consumidor.
O cliente que compra um produto, que depois de certo tempo o produto apresenta defeito e é encaminhado a uma assistência técnica do Fabricante, o que a empresa que vendeu, o comerciante, tem haver com esse problema que é do Fabricante ?
Para o Procon muitas vezes dirigido por pessoas com aspirações políticas, o Consumidor é eleitor. Ai tudo é reclamação. O certo era instruir o consumidor, nos preceitos do CDC, mas é mais fácil mostrar ao Eleitor, que está fazendo tudo por ele. Pôlemico isso.
Mas é isso que vejo acontecer a nível Brasil. Enquanto os órgãos de defesa do consumidor forem vinculados a politica e não técnicos a relação de consumo será sempre tendênciosa, para um lado ou para o outro.

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