sexta-feira, 16 de março de 2007


IAMAR entrega computadores à Biblioteca Municipal de Uberlândia

Doação de equipamentos contribuirá para a informatização da Biblioteca pública da cidade

A Biblioteca Pública Municipal Juscelino Kubitschek de Oliveira, de Uberlândia (MG) recebeu ontem (07/03) do IAMAR - Instituto Alair Martins - a doação de seis computadores, com suas respectivas licenças, que serão utilizados em seu processo de informatização. A intenção de informatizar a Biblioteca existe há mais de uma década e esse trabalho só foi concretizado através da iniciativa de uma equipe de alunos do Curso de MBA de Gerenciamento de Projetos - que contava com três colaboradores do Martins - que desenvolveu o projeto “Automação da Biblioteca Pública Municipal de Uberlândia”, também com o apoio da Secretaria Municipal de Cultura.

O objetivo do projeto é melhorar a qualidade do serviço e do atendimento prestado pela Biblioteca, já que até o momento todos os processos eram feitos manualmente. Diariamente, cerca de mil pessoas serão beneficiadas com um processo ágil e eficaz de pesquisas e serviços, como o de empréstimos de livros. Para Mônica Débs, secretária municipal de Cultura, a doação significa uma grande motivação e um ótimo incentivo, não só para quem freqüenta a Biblioteca, mas para toda a comunidade da cidade. “Quero realmente agradecer ao Instituto Alair Martins, que se tornou um grande parceiro nosso”, disse.

A intenção é que até o final do ano grande parte do acervo já esteja informatizada e segundo Denise Carvalho, responsável pela Biblioteca, esse projeto será estendido para todas as escolas municipais da cidade, facilitando assim a consulta de publicações e beneficiando cerca de 60 mil estudantes. “Essa fase é apenas um início de um grande trabalho que foi possível graças aos esforços de todos, principalmente do Instituto que viabilizou a aquisição dos equipamentos. O mais importante nesse processo de informatização é que reduziremos as perdas de exemplares e acima de tudo estamos contribuindo para a educação de crianças e jovens, que representam o nosso futuro”, explica.

O software Pérgamo, que será utilizado na informatização, foi adquirido da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC-PR) e substituirá serviços que hoje são feitos manualmente, por meio de preenchimento de formulários, como os empréstimos.

“Esta doação reafirma nossa missão e filosofia de contribuir com a formação dos jovens por meio da educação para o empreendedorismo”, ressaltou Linda-Mar Peixoto de Souza Martins, presidente do IAMAR, que disse ainda que se cada um contribuir com um pouco, com certeza teremos uma sociedade mais justa e cheia de esperança.

Um dos idealizadores do projeto e também colaborador do Martins, Idenes Magalhães Júnior, esteve presente durante a entrega dos computadores e destacou que a sua experiência nesse projeto o fez crescer ainda mais. “Aprendi que ajudar é bom e faz bem. Tenho certeza que essa informatização da Biblioteca será útil para os usuários e nada mais justo do que investir na educação”, finaliza ele que destaca o importante papel da empresa On Line, que efetivamente ajudou na aquisição dos equipamentos.

Um comentário:

Anônimo disse...

É isso aí.
Se todos procurassem fazer uma pequena parte, muito seria feito.
Espeto que está seja uma das várias de nossas participações em programas sociais.