quarta-feira, 14 de março de 2012

Nossa formação cultural nos transforma em Ladrões..

Li um livro recentemente do Eike Batista. É, aquele que ficou mais famoso por pegar a Luma do que por ser rico.. sacanagem!
Mas lendo o livro do Eike, empresário que adimiro, e pensando em tudo que escuto ou já escutei sobre ele, chego a conclusão que qualquer um que ganhe um pouco de dinheiro ou que tenha um pouco de sucesso nesse País, já é tachado de desonesto, de ladrão.
Saindo do universo do Bilhão e entrando nos centavos, me sinto assim. Sempre julgado como não muito honesto.
Tenho uma empresa de comércio de produtos de tecnologia. Movimento muita mercadoria, muitos clientes atendidos por mês, um tanto bom de funcionários, pago mais imposto que acho justo mas, toda e qualquer fiscalização que apareça, mesmo as de rotina, a postura inicial do Fiscal é: sei que vocês devem ter rolo. Todo mundo tem!
O Estado de Minas então quando fiscaliza ele já te autua preventivamente tipo: - não achei nada, mas isso é estranho e vou te multar.
Exagero a parte, mas em nossa cultura não adimiramos o sucesso e o empreendedorismo como se deve. Um empresário como o Eike, na cultura americana seria nome de Universidade, paraninfo desejado, bajulado por presidentes e simbolo do País. Na nossa salada cultural ele é um homem que se beneficiou do Pai que foi abraçado pelo Regime Militar.
Parece que no Brasil todo empresário é All Capone, toda gostosa é P....., e por ai vai...

Nenhum comentário: