segunda-feira, 31 de outubro de 2011

Coisas que só acontecem no Brasil

Tenho um plano de saúde daquela empresa do Logo Verde a mais de 15 anos. Utilizo pouco, mas sempre que preciso usar é uma chateação.
Não conheço nada mais absurdo que ter que ir até a sede da empresa para pegar uma autorização para exame. A leitura que faço disso é que eles não confiam nos próprios médicos associados. Precisam do parecer do médico deles.
Essa semana tive que fazer uma ressonância magnética solicitada por um cirurgião dentista.Quando ele me pediu a ressonância, falei que a "logo Verde" não aceita solicitações de dentistas, apenas de médicos. Prontamente ele me passou uma Resolução Normativa, de número 167, que entre outras normas diz que o Cirurgião Dentista pode indicar ressonâncias e que as operadoras de plano de saúde não podem negar.
Fui até a empresa pegar a autorização. Mostrei a solicitação e prontamente a atendente me disse que não podia aceitar pois só aceitam indicações de médicos. Peguei a normativa 167 e pedi para ela resolver com o departamento jurídico. Sentei, esperei 10 minutos e pronto, minha guia estava autorizada.
O absurdo dessa história toda é que se eu não soubesse da Norma eles simplesmente teriam negado. Fico imaginando as pessoas mais simples, com menos acesso a informações, teriam simplesmente virado de costas e pago o exame ou mesmo nem feito, por não ter dinheiro.
Isso que os Procons e políticos tinham que pegar no pé. Isso é muito mais importante que leis como das sacolas plásticas, que o PROCON está fiscalizando.


Nenhum comentário: