quarta-feira, 28 de julho de 2010

Computador chega a 36% das casas no Brasil, diz pesquisa

O computador doméstico nunca chegou a tantos domicílios brasileiros, segundo uma pesquisa divulgada pelo CGI.br (Comitê Gestor da Internet no Brasil): 36% das casas do país mantiveram ao menos uma máquina em suas dependências em 2009.

Isso significa um aumento de 30% em relação a 2008, ano em que apenas 28% tinham computador em casas no perímetro urbano.

O mesmo aumento foi visto com relação ao uso da web nas casas brasileiras: de 20% em 2008 para 27% dos domicílios no ano seguinte, o que representa um aumento de 35% no período.

Mesmo com o crescimento significativo em ambos os segmentos, os números indicam que o abismo na relação entre computadores e internet em residências aumentou nove pontos percentuais.

Folha de São Paulo 28/07/2010 - web

Isso ocorre devido ao "valor ainda elevado do custo de conexão à rede", segundo a pesquisa. Em abril, o Ipea (Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada) informou que o Brasil paga dez vezes mais por acesso à conexão banda larga do que países desenvolvidos.

Segundo os dados, a posse de computador dos brasileiros cresceu 21% entre 2005 e 2009, enquanto o acesso à internet em domicílios se ampliou 20% nos últimos cinco anos.

Em números absolutos, isso significa que são 4 milhões de computadores na área urbana sem acesso à internet em 2009 --em 2005, o número ficava na casa dos 2 milhões, informa a pesquisa.

Quando se contabiliza as áreas rurais, o total de domicílios com computador sem internet chega a 5 milhões.

Apenas os notebooks cresceram 70% entre o período.

Entretanto, locais nos quais há tanto computador portátil quanto de mesa corresponderam a apenas 3% das casas brasileiras no ano passado.

A coleta dos dados ocorreu entre setembro e outubro de 2009, em todo o país (inclusive áreas rurais).

O CGI.br entrevistou indivíduos de 19.998 residências, e usa os critérios conceituais do Censo Demográfico e do PNAD 2008 (Pesquisa Nacional por Amostras de Domicílios), ambos produzidos pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), para classificar os dados.

Folha de São Paulo, 28/07/2010 Web


sexta-feira, 9 de julho de 2010

Para Limpar Macbook e também os notes brancos e claros!

Hora da limpeza: como deixar seu MacBook White branco de novo

Seu MacBook White anda meio acinzentado e manchado? Não deixe que ele se perca nas marcas de uso e sujeira: o Baixaki preparou um guia completo para a limpeza do branquinho! Faxina já!
Por Bruna Rasmussen em 14/8/2009

Era um belo dia ensolarado e os passarinhos pareciam cantarolar a sua canção favorita. Entusiasmado e ansioso, você se dirigia à loja mais próxima para comprar seu novo brinquedinho: um MacBook White.
De todos os notebooks da Apple, o branquinho era o que mais se adequava às suas necessidades e, claro, ao seu bolso. Com uma configuração de hardware suficiente para realizar pequenas edições de vídeo, imagem e áudio e o mais robusto sistema operacional existente, seu MacBook White é uma verdadeira pedra preciosa.
Diferente de todos os laptops da casa, todos querem entender qual é a diferença e como funciona o branquinho. Ao menor sinal de descuido, sua boca forma, automaticamente, as sílabas de "CUIDADO!" em alto e bom som. Afinal, esse laptop branquinho merece todo o respeito e atenção.


Entretanto, com o passar do tempo, o encanto do MacBook foi diminuindo. Em vez e tratá-lo como uma bonequinha de porcelana, você cai na real e começa a tratá-lo como um computador portátil normal. Com isso, vem à tona um assunto meio sujo. Tire os olhos da tela e veja como está o estado da carcaça do MacBook (que era, ou deveria ser) White.

Mais branquinho do que nunca!

Muito provavelmente, ele apresenta manchas e sinais de sujeira. O que um dia foi branco e bonito, hoje está meio acinzentado e com manchas de uso. Não deixe seu MacBook White sucumbir à sujeira do dia-a-dia: pegue o balde e a vassoura, pois é hora da limpeza!


Ao detectar manchas e sujeiras no seu precioso brinquedinho, é muito provável que você corra ao mecanismo de busca mais próximo e tente encontrar milagres e maneiras de recuperar o branco original. Caros MacManíacos, o branco do MacBook é igual dente: não é da noite pro dia que ele vai ficar branquíssimo. E falando em dente, você verá mais para frente que a diferença entre um MacBook e um dente não é lá tão gigantesca.

Mãos à obra!

Primeiramente, vale lembrar que os métodos de limpeza apresentados pelo Baixaki são fruto da pesquisa em fóruns e websites do assunto. As maneiras mostradas aqui para deixar seu MacBook branquinho novamente foram testadas pela equipe, mas não são 100% garantidas. Eu mesma, como usuária de um MacBook White, utilizo os métodos 1 e 2 para manté-lo longe da sujeira e até hoje não tive problemas com isso. Entretanto, se tiver receio de estragar seu Mac, o melhor é não arriscar.

Materiais básicos para a limpeza.

É recomendado desligar seu MacBook para iniciar o processo de limpeza. No entanto, se preferir deixá-lo ligado, o Baixaki sugere a utilização um aplicativo gratuito chamado KeyboardCleaner que evita que teclas sejam pressionadas sem querer enquanto você limpa. Este programa pode ser baixado aqui no site e é de funcionamento extremamente simples.


Carcaça branca
1. Pasta de dente
Sim, meu caro leitor, você não leu errado. O primeiro método de limpeza mostrado pelo Baixaki é utilizando a mesma pasta de dentes que você utiliza, obviamente, para limpar seus dentes! Você já deve ter ouvido falar, por exemplo, que estas pastas têm o poder de recuperar mídias de CD e DVD riscados. Pois é, elas também funcionam muito bem ao remover manchas da carcaça do MacBook.


Material necessário

  • Tubo de pasta de dente BRANCA
  • Flanela macia

Para começar a limpeza, esprema um pouco de pasta de dentes na flanela e comece a passar em uma parte pequena do MacBook. É preciso esfregar com um pouco de força e, em alguns segundos, você perceberá que a parte escolhida está clareando lentamente. É nisso que consiste o processo de limpeza com a pasta de dentes: esfregar pequenas áreas da carcaça com força moderada.

Processo de limpeza com a pasta dental.

Mas atenção, não passe a pasta de dente no display, no trackpad ou no teclado. Lembre-se: pasta de dente seca rapidamente e pode ser bastante chato tirá-la de frestas e espaços. Após esfregar a pasta em toda a carcaça do Mac, passe a parte limpa da flanela para remover possíveis resíduos.


2. Borracha
Gambiarras e crendices à parte, usar uma borracha para limpar a carcaça do MacBook também é uma alternativa. Pegue uma borracha que, de preferência, deve ser firme, branca e nova. Ela deve ser nova para evitar que a sujeira já contida na borracha seja transferida para o Mac. Borracha em mãos, agora vem o trabalho duro: você deve passar a borracha com força por toda a carcaça.


Material necessário

  • Borracha branca, firme e NOVA
  • Pano úmido

Mas cuidado, é importante tentar criar um padrão de movimento, caso contrário seu Mac ficará rabiscado com partes mais sujas e outras mais limpas. Esta é uma das duas grandes desvantagens deste método, já que acaba ficando difícil conseguir uma limpeza homogênea.

Farelos de borracha.

O segundo ponto contra está nos restos de borracha que ficam pelo computador inteiro e que podem facilmente entrar embaixo das teclas e em frestas, causando uma grande dor de cabeça. Para tirar este resíduo de borracha, a melhor maneira é passar um pano úmido, mas dificilmente todo o resíduo é retirado. Apesar de possuir muitos pontos contras, a borracha é um dos métodos mais eficientes para deixar seu Mac branquinho novamente.


3. Líquidos próprios para a limpeza de computadores
O terceiro e último método para a limpeza da carcaça branca do MacBook é utilizar  produtos próprios para limpar produtos eletrônicos. Seguindo recomendações de usuários Mac na internet, há dois produtos do gênero que são os mais utilizados. Claro, usar uma destas soluções de limpeza é visto pela própria Apple como uma maneira mais segura de cuidar de seu MacBook, mesmo que não seja um método tão efetivo quanto os "caseiros".



  • iKlear: a solução de limpeza "oficial" da Apple promete cuidar de iPods, MacBooks e qualquer produto da Apple. Com ela, você limpa desde a carcaça até o monitor sem nenhuma dor de cabeça. Ops! A dor pode atacar o seu bolso: vendida em lojas especializadas e na internet, o kit de limpeza iKlear pode custar até 150 reais.

    iKlear.

  • Limplex: produto vendido nas lojas Kalunga e que pode ser adquirido por cerca de 9 reais o potinho. O Limplex é uma espécie de pasta para limpeza a seco. Você espalha o produto com sua esponja própria, passa um pano e mágica: a sujeira já era.

    Limpeza barata.

    Segundo testemunhos, o Limplex funciona muito bem para tirar manchas do MacBook, mas ao contrário do iKlear, pode não ser muito bem visto pela Apple. No próprio site da empresa, é dito que o Limpex para computadores não deve ser utilizado em laptops, porém mesmo contrariando as regras, muitos usuários testaram e aprovaram.

Trackpad
Por ser uma parte mais sensível e com as frestas laterais, o trackpad deve ser limpo  com muito cuidado. Não é recomendado passar a pasta de dente ou usar um dos outros métodos apresentados. Para limpar a fresta que há entre o trackpad e os botões, é interessante pegar uma folha de papel sulfite comum e passar o canto na fresta, levando toda a sujeira acumulada para o canto.

Uma folha de sulfite é suficiente!

Caso decida arriscar com a pasta de dente para a limpeza do trackpad, fique atento, pois quando o resíduo de pasta acumula-se próximo ao botão, fica difícil retirá-lo. O mesmo acontece com os resíduos de borracha.
Entre o display e o corpo do MacBook

Sabe aquele espaço que fica entre o monitor e o restante do MacBook? Pois é, esta região é um verdadeiro poço de sujeira, principalmente devido às saídas de ar, que ficam logo em frente. A limpeza desta parte é muito simples e não requer muito trabalho.

Sujeira acumulada.

Esqueça pasta de dente ou qualquer um dos outros dois métodos para a limpeza: aqui você só vai tirar o pó acumulado! Com um cotonete comum, retire toda a poeira e, se quiser, passe um pano levemente úmido. No entanto, deixe pastas e material de limpeza bem longe disso!


Display
A tela LCD do Mac, assim como de qualquer outro monitor, é extremamente delicada. Portanto, PELO AMOR DE STEVE JOBS, deixe soluções de limpeza comuns como limpa vidros e multiusos muito, muito, muito longe dela.
Para limpar sua tela, que a essa altura deve estar cheia de marca de dedos, é indicado comprar soluções próprias para a limpeza de LCD em lojas de informática, utilizar o já menciondo iKlear ou, se preferir, fazer uma mistura caseira de álcool 70% e água DESTILADA. Não utilize água da torneira, pois os minerais contidos nela podem danificar a sua tela. Esta mistura deve estar em 50 - 50.

Escolhida uma das soluções de limpeza, encontre um pano que seja muito macio e, de preferência, sem fiapos. Espirre um pouco da solução no pano e faça movimentos leves e horizontais na sua tela. Nada de aplicar força máxima enquanto passa o pano: LCD é algo frágil e você não quer mandar seu MacBook para o conserto logo agora, quer?


Teclado
Última etapa da limpezLimpeza no teclado!a do MacBook White. Você pode perceber que há espaços embaixo de cada uma das teclas e que lá pode-se acumular bastante poeria.
Novamente, esqueça a pasta de dente, soluções para limpeza e a borracha: no teclado, todo cuidado é pouco. Muitos usuários recomendam apenas um pano seco para a retirada de pó e, nos cantinhos mais difíceis, o uso de cotonetes.
No entanto, se alguma tecla estiver realmente suja, é possível utilizar um pouco de álcool em gel e com um algodão, retirar a sujeira. Mas seja moderado, ou o álcool em gel irá escorrer para dentro da tecla.


Branco sempre
Sujeira onde você apoia as mãos.
E então? Branco novamente? A limpeza é pesada quando você deixa acumular sujeira, portanto, siga os passos abaixo e garanta um Mac mais limpo.



  • Comidas e bebidas devem ser mantidas bem longe de seu MacBook.
  • Lavar as mãos antes de usá-lo é uma forma de prevenir o acúmulo de sujeira na região do trackpad (onde você apoia a mão) e nas teclas.
  • Realizar uma limpeza básica a cada duas semanas também evita que você passe longas horas em uma superlimpeza.

Gostou das dicas? Tem mais alguma sugestão para a limpeza do MacBook White? Pode comentar à vontade!

quinta-feira, 8 de julho de 2010

O centro de Berlândia

Hoje foi brincadeira passar pelo centro de Uberlândia no inicio da tarde ( dia 07/07 ).

Tinha de tudo. Carro Forte no meio da rua atrapalhando o trânsito, um carroceiro manobrando. Isso mesmo, um carroceiro manobrando, dando ré e tudo. Aquela bagunça de ônibus nos dois lados da rua, um barbeiro tentando manobrar em uma vaga apertada e o pior, o inimáginavel para uma cidade já grande como Uberlândia, o poder publico fazendo obras em pleno dia. Isso é inaceitável. DMAE, serviços urbanos, CEMIG e outros, em lugares de grande movimento devem trabalhar a noite e madrugada. Isso é básico !

Bom dia a todos….

quarta-feira, 7 de julho de 2010

Amigos..

Se e quando alguém quiser comentar sobre algo ou sobre alguma postagem, peço que o faça no próprio blog, no espaço “comentários” que tem logo abaixo de cada postagem.

Hoje eu recebo a maioria por e-mail, ai os outros não participam das discussões geradas por uma postagem e comentários sobre elas.

Abraços

SEM OLHAR PARA TRÁS

Garimpei na internet o texto abaixo para reflexão sobre o comportamento humano
Comportamento“Os homens caminham pela face da Terra em fila indiana, cada um carregando uma sacola na frente e outra atrás.
Na sacola da frente, nós colocamos as nossas qualidades.
Na sacola de trás,guardamos todos os nossos defeitos.
Por isso, durante a jornada pela vida, mantemos os olhos fixos nas virtudes que possuímos presas em nosso peito.
Ao mesmo tempo, reparamos, impiedosamente, nas costas do companheiro que está adiante e em todos os defeitos que ele possui.
E julgamo-nos melhores que ele – sem perceber que a pessoa andando atrás de nós está pensando a mesma coisa a nosso respeito.”

simples mas verdadeiro..

Se descobrir o autor posto depois.

 

Abraços

Sobre ratos e gatunos

Esses dias fiquei a pensar na diferença entre ratos e gatunos na Fauna das empresas, particularmente da minha empresa. Por já termos um bom tempo no mercado já vi em nosso ecossistema os dois tipos de animais, ratos e gatunos.

Os ratos, espécie suja, baixa porém astuta, geralmente trabalha na calada da noite, enquanto o mundo dorme eles atuam. Não são nada delicados, arrombam , quebram, sujam, deixam rastro. Na história da On Line tivemos vários ratos. Provavelmente alguns trabalhavam conosco, outros com certeza não. Tivemos nossas portas arrombadas mais de 5 vezes. Assaltos a mão armada 3 vezes e por ai vai. Os ratos geram um prejuízo sempre indenizado pelas Seguradoras que pagam essa conta, pois como disse antes eles deixam rastros, vestígios.

Agora os gatunos. Esses também habitaram por aqui. São de certa forma espertos e educados, deixam pouco rastro. Geralmente são pegos mais pelo excesso de ambição do que por força investigativa ou controles. Por isso disse “de certa forma” espertos, pois são meio burros. Eles são espertos o bastante para achar uma falha e burros o bastante para não controlar a ambição e achar que aquilo que fazem vai funcionar o resto da vida. Esses são piores que os ratos, pois normalmente tem e tiveram opção na vida, explicando, não são miseráveis, não são analfabetos, muito pelo contrário. Normalmente são classe média e letrados.

O Gatuno me enoja, me irrita. Ele convive com você, finge ser seu amigo. Bebe cerveja com os colegas, finge ser o melhor cara do mundo. Alguns pregam religião e levam você a falsamente achar que nunca uma pessoa dessas pode ser um gatuno. Mas ai vem a decepção.

Mas é isso. Esse texto é para lembrar que essas espécies existem e não estão em extinção e cuidado, pois normalmente convivemos com Gatunos pois são de dificil identificação.

abraços…

terça-feira, 6 de julho de 2010

O Rei e o Ditador

Tento dar poucos pitacos políticos mas com essa foto não resisti.

image

Essa foto, capa do Estado de São Paulo de hoje, 06/07, mostra nosso Presidente Lula, sentado ao lado de um dos poucos, mas resistentes Ditadores que ainda existem em pleno 2010, era da informação. Esse sujeito ao lado do Lula manda na Guiné Equatorial a exatos 31 anos.

As escolhas internacionais de nosso presidente são mesmo contestáveis e lastimáveis, como:

Presidente do Irã com seus sonhos nucleares,

apoio a ditadura castrista em Cuba,

acolhida ao Zelaia de Honduras

amores explicitos a Evo Morales e Hugo Chaves,

bondade extrema ao aceitar que o novo presidente do Paraguai fale em reajuste da energia de Itaipu, como se fale do aumento do preço da balinha de banana.

e por ai vai….

Mas é só isso mesmo, fiquei puto com a foto principalmente com o sorriso maroto !

abraços

segunda-feira, 5 de julho de 2010

Computador é comprado cada vez mais no súper

Melhoria de renda da classe C eleva participação dos hipermercados e das lojas de departamento

Sair do supermercado com um laptop na sacola já faz parte da realidade dos brasileiros. Pesquisas indicam não só o aumento nas compras de computadores portáteis como o crescimento na participação dos hipermercados e das lojas de departamento nas vendas.

De janeiro a março de 2010, o número de máquinas vendidas no país subiu cerca de 40% na comparação com igual período do ano passado. Os portáteis detêm fatia de 39% do total. Em 2009, a média foi de 34,5%.

Segundo dados da consultoria IDC, foram vendidos 2,9 milhões de computadores (portáteis e de mesa) no primeiro trimestre. O volume elevou a expectativa até dezembro, de 12,8 milhões de unidades para 13,2 milhões.

De acordo com o analista da IDC, Luciano Crippa, o crescimento deve-se principalmente ao bom momento econômico do país, uma vez que as vendas para empresas cresceram 30% na comparação entre os primeiros trimestres de 2010 e do ano passado.

Estabelecimento especializado perde espaço na disputa

O levantamento Retail and Technology Brasil, da GfK, aponta para uma nova tendência: a consolidação da presença dos PCs nas prateleiras de supermercados e grandes varejistas. Nos três primeiros meses do ano, a participação dos hipermercados e das lojas de departamento chegou a 23%, o segmento de maior crescimento na comparação com o mesmo trimestre de 2009.

Segundo o analista da consultoria GfK, Alex Ivanov, esse tipo de varejo ganha participação principalmente em cima das lojas especializadas em informática, que diminuem de importância porque os computadores montados a pedido do cliente perdem espaço. A situação reflete o esforço dos fabricantes para diversificar a clientela.

– Acompanhamos a grande expansão da classe C. Esse consumidor se dirige mais ao varejo – diz Luiz Mascarenhas, diretor da Unidade de Negócios e Produtos para Consumo da HP.

Grandes redes de varejo e supermercados no Rio Grande do Sul já têm parcerias com fabricantes como HP, Dell, Sony, Positivo, Samsung, LG, Megaware, CCE e Intelbras, marcas que vêm atrás de um público atraído por preços mais baixos e facilidades de pagamento.

– Com o varejista, não só temos a disponibilidade do produto para o cliente ver, mas também o crédito. Oferecer opções de parcelamento e de compra permite que a tecnologia esteja muito mais presente para a base de consumidores – avalia a gerente de marketing da Dell, Valéria Molina.


Fonte Zero Hora http://zerohora.clicrbs.com.br/zerohora/jsp/default2.jsp?uf=1&local=1&source=a2958654.xml&template=3898.dwt&edition=15016&section=1008

As manchetes desta segunda


- Globo: Paes anuncia choque de ordem contra buraco de rua

- Folha: Escola pública está três anos atrás da particular

- Estadão: Verba extra não melhora escolas com mau resultado

- JB: Aplausos na volta ao Brasil

- Correio: Distritais vão trabalhar só um dia por semana

- Valor: Blitz da Receita fiscaliza câmbio e faz autuações

- Jornal do Commercio: Procura-se um técnico

- Zero Hora: Prisão de barão da droga no Paraguai abala tráfico no RS


Extraido do Blog de Josias de Souza http://josiasdesouza.folha.blog.uol.com.br/


domingo, 4 de julho de 2010

Esse ilusionista é de impressionar



Universo tecnológico não é mistério para crianças
Filhos dão ‘banho’ em muitos pais no domínio de aparelhos como o iPhone

Juliana Pronunciati - Repórter

Desde que nasceu, Lucas Prata Bonnas, de 6 anos, vive cercado pelas inovações tecnológicas. O uso de computador, celular e videogame faz parte da rotina da família, o que contribuiu para que, aos 4 anos, o menino começasse a se interessar por esses aparelhos. Hoje, Lucas sabe ligar o computador, acessar sites de jogos e de conteúdo infantil, jogar videogame e utilizar o iPhone dos pais.

O pai do garoto, o empresário Rogério Bonnas, diz que o aprendizado foi acontecendo de forma natural. “O Lucas aprendeu tudo sozinho. Sempre tivemos estes aparelhos em casa, mas nunca o incentivamos a utilizá-los. Hoje ele mexe mais no iPhone do que minha esposa, entra nos jogos e até baixa aplicativos”, disse.

A irmã Luana Prata Bonnas, de 4 anos, segue o mesmo caminho. Ela já tem certo domínio sobre o iPhone, em que o atrativo principal são os jogos, já avança nas fases e sabe baixá-los. Quando os pais chegam em casa, o aparelho logo vai parar nas mãos das crianças.

Para Rogério Bonnas, o perfil dos filhos é justificado pela modelo de sociedade atual, em que o acesso às tecnologias é cada vez mais fácil e as inovações são parte do dia a dia dos pequenos. “Hoje a tecnologia é muito natural para as crianças. Elas nascem e já têm tudo isso na frente delas. É como brincar de bolinha de gude no passado.”

Apesar de considerar positivo o fato de o filho ter afinidade com as tecnologias, o empresário disse que impõe algumas restrições quanto ao horário de uso delas. “Ele só pode usar aos fins de semana, em horários em que a mãe dele e eu determinamos”, afirmou.

Aprendizagem precoce pode facilitar a vida no futuro

Beto Oliveira

Diego Tannús, de 5 anos, já sabe utilizar computador, videogame e celular

A auxiliar administrativo Adriana Macedo Tannús Barcelos analisa a intimidade das crianças com as tecnologias como um fator positivo para a vida futura desta geração. Para o filho dela, Diego Tannús Barcellos, de 5 anos, computadores, celulares e videogames não são novidade. Segundo a mãe, o interesse do menino pelos equipamentos começou a surgir quando ele tinha 2 anos de idade.

“Ele pegava o celular e já queria jogar. No início, eu tentava brecar mais o acesso dele aos jogos, mas os tios e avós deixavam, então ele foi aprendendo. Hoje acho bom ele conhecer as tecnologias, pois não vai ter a dificuldade que eu tive para aprender, já que não me interessava, não gostava e o acesso não era tão fácil”, disse.

Jogos

De acordo com Adriana Barcelos, o filho liga o computador sozinho e sabe entrar nos jogos, mas é com o videogame e o celular que o menino tem mais afinidade. “Ele gosta dos jogos de futebol. Se deixar, ele joga o dia inteiro, mas em casa só pode usar aos fins de semana.”

Geração é marcada por mudanças de característas

De acordo com a psicóloga Maria Carolina Rodrigues Tomé, que é assessora pedagógica em um colégio particular em Uberlândia, as crianças da geração atual têm características próprias, se comparadas àquelas nascidas em décadas anteriores.

“São crianças, em princípio, mais questionadoras, críticas e dinâmicas, que nasceram em uma época de estabilidade econômica e de grandes avanços tecnológicos. Também são multitarefas, ou seja, conseguem realizar várias atividades ao mesmo tempo”, afirmou.

Por outro lado, segundo a psicóloga, as crianças de hoje costumam ser imediatistas e têm dificuldade em lidar com frustrações.

Segundo Maria Carolina, nesse contexto, é preciso que as escolas modifiquem os métodos de ensino para não ficarem aquém das necessidades dessa geração. “As aulas têm que ser mais interessantes. Essas crianças têm que, de alguma forma, interagir com a aula, participar, ou seja, ser protagonistas disso tudo. E isso é bom para a escola, pois instiga os professores a elaborar um conteúdo mais atrativo”, disse.

Ética e valores humanos não podem ser esquecidos

Para a psicóloga e assessora pedagógica Maria Carolina Rodrigues Tomé, um dos grandes desafios para a escola diante da geração de crianças acostumadas com as tecnologias é não perder de vista a responsabilidade de formar pessoas conscientes e com valores baseados na ética.

“Mesmo diante de uma geração que insiste no imediatismo e individualismo, a escola deve proporcionar atividades que estimulam as relações humanas mais profundas e valores e princípios coerentes.” Ainda segundo a psicóloga, as discussões sobre valores, ética e relações interpessoais também são necessários para uma geração que vive o mundo no virtual, que tem laços familiares mais escassos de irmãos e primos e que, na maioria das vezes, possui laços de afeto superficiais e frágeis